quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ninguém merece!

O diálogo abaixo aconteceu antes de Ronaldo ir para o Corinthians. Antes de Kaká trocar o Milan pelo Real Madrid e antes do Dunga classificar o Brasil para a Copa do Mundo de 2010. O resto, bem, o resto até que é bem atual...

_Mãe, porque o Ronaldinho não joga mais futebol?

_Quem, o gaúcho?

_Não, mãe! O gorducho.

_Ele sofreu uma grave lesão no joelho, passou por cirurgia que leva perto de um ano para recuperar e poder voltar a chutar uma bola. Além do mais, ele sofre com problemas físicos há anos. Mas logo, logo deve estar em campo de novo. Você vai ver.

_Mas na escola falaram que ele só pensa em balada, mulher, bebida e cigarro. É verdade?

_Bom, filho. Eu leio nos jornais que ele gosta de sair à noite, mas, se a gente pensar bem, ele é um trabalhador como outro qualquer e tem o direito de se divertir às vezes, não é?

_Mas ele não é atleta?

_É, mas...

_E se ele faz tudo isso, como vai agüentar correr no treino e no jogo?

_É, mas...

_Beber e fumar não faz mal à saúde? A senhora sempre diz isso!

_Bom, é que...

_Será que ele também como muito chocolate? A tia Lúcia falou que não come doce porque engorda. E o Ronaldo está bem gordinho.

_Olha meu filho, eu acho que a gente tem que ser compreensivo com as pessoas. Ele já foi eleito três vezes o melhor do mundo e ganhou uma Copa para o Brasil. Imagina como deve ser difícil para uma pessoa acostumada a uma vida ativa não poder correr. Deixa ele comer as porcarias dele. Depois, no treino, ele emagrece.

_Mas me falaram que ele fazia tudo isso bem antes, quando jogava no Barcelona e foi eleito o melhor do mundo.

_Sei lá, acho que ele sempre gostou de diversão, você também não gosta de passar o dia brincando?

_É! Quando eu crescer, quero ser igualzinho ao Ronaldo.

_Para ser o melhor jogador do mundo, meu filho?

_Não. Para poder fazer o que eu quiser e não levar bronca. Se eu fosse o Ronaldo, podia faltar da escola amanhã cedo e ficar dormindo até mais tarde. Na hora do almoço ia comer pipoca e ao invés de ir na escolinha de futebol ia ficar jogando videogame.

_Que que é isso, rapazinho? De onde o senhor tirou essas idéias?

_Mas, mãe, o Fenômeno...

_Que Fenômeno o que?

_Mas...

_Nem mas, nem menos. E chega desse negócio de Ronaldo. Você é muito novinho pra achar que a vida é só baderna.

_Se divertir é errado?

_Chega desse assunto. Não quero mais ouvir falar em Ronaldo, em Fenômeno ou seja lá o que for que o estão chamado agora!

_Mas eu quero ser como ele quando eu crescer.

_Ah é? Mas até lá você vai tratar de estudar e ser um bom menino. Aliás, acho que você deveria querer ser outro jogador. Um que seja um bom exemplo... Vamos ver... que tal o Dunga? Isso, o Dunga! Ele sempre gostou muito de treinar e também foi campeão do mundo. Inclusive, era o capitão e levantou a taça em 1994.

_Mas, mãe, o pai me falou que o Dunga sempre foi cabeça de bagre como jogador e cabeça dura como treinador?

_Seu pai fala demais. E diz o que não deve perto de você! O Dunga compensava a falta de habilidade com muita dedicação e aplicação tática em campo.

_E o que é aplicação tática, mãe?

_É fazer em campo exatamente aquilo que o técnico mandar para o bem e da equipe como um todo.

_Mas o meu pai xingou o Dunga de burro no outro jogo da Seleção. Se o jogador fizer o que um burro manda, ele não será burro também?

_Olha, filho, vamos deixar o Dunga pra lá, junto com o Ronaldo. Vamos ver, me diz aí outros jogadores que você gosta.

_Eu gostava do Kaká, mas ele não manda muito bem.

_Só essa que me faltava. O Kaká é uma graça de rapaz e também foi eleito o melhor do mundo, como o Ronaldo. Além do mais, ele é rico, famoso, joga no Milan, na Seleção Brasileira. É casado com uma bela esposa e agora tem um filhinho. Que mais você quer?

_Eu sei que ele joga bem, mas eu não quero ser igual a ele. Não.

_E eu posso saber por que?

_Porque meu pai disse que ele também é uma besta.

_O que? Seu pai também falou mal do Kaká?

É. Ele disse que se ele tivessa o dinheiro e a fama do Kaká, ao invés de se amarrar, ia comprar uma Ferrari igual a do Cristiano Ronaldo pra pegar a mulherada. Também falou que onde já se viu dar uma parte do salário para uma igreja que os donos foram presos porque esconderam dinheiro na Bíblia.

_Eu mato o seu pai! Mas você não pode pensar só em dinheiro, filho. Imagine como seria legal jogar bem como ele, ir para o Milan e ser campeão do mundo com a Seleção Brasileira.

-Isso seria bem legal. Mas tem outra coisa que ele fez que eu não faria.

_O que o seu pai botou na sua cabeça agora?

_Não mãe, ele não me falou mais nada do Kaká. É que se me oferecessem um monte de dinheiro pra jogar no time do Robinho, eu ia correndo.

_Bem que a sua avó que diz que você me saiu melhor que a encomenda.

_Hã?

Nada, deixa pra lá. Bom, se não pode ser o Ronaldo, nem o Dunga ou o Kaká, que jogador você gostaria de ser então?

_Eu tenho um amigo novo na escola que me falou de um que foi o maior craque do universo. Ele era tão bom que ninguém ganhava do time que ele jogava, tanto que o mundo todo adorava ele. Driblava todo mundo e chagava na cara do gol pra marcar. Ele também ganhou a Copa do Mundo, mãe. Mas pena que ele não joga mais. Acho que eu gostaria de ser como ele.

_Já sei filho, o nome desse jogador é Pelé, não é?

_Não, o Esteban, o meu amigo argentino, disse ele se chama Maradona.

Chega! Acabou o futebol. Vou te colocar pra jogar vôlei!

2 comentários:

  1. Oi!!!...rs...Adorei esse post! Muito bom. Se me permitir vou reproduzir no meu blog. Pode?
    Beijos

    ResponderExcluir